Início > 2014, Distritais, Distrital, Federal > Pesquisas para Deputados: cuidado com a leitura !

Pesquisas para Deputados: cuidado com a leitura !

Vários blogs e páginas no FaceBook entram na reta final das eleições proporcionais no DF com listas de “prováveis eleitos”, muitas vezes apoiados em “somas de pesquisas”.

Há vários cuidados a tomar nestas leituras. Por exemplo, não se pode “somar” pesquisas e estabelecer médias aritméticas para determinar “quem está na frente”. Cada instituto tem sua forma peculiar de atuar. Nas entrevistas “face à face”, são determinantes as amostragens escolhidas, os locais determinados e até mesmo o perfil… d@s entrevistad@res !

Da mesma forma, não se pode levar em consideração (para este tipo de exercício) as pesquisas estimuladas. A inclusão do nome no cartão garante muitas vezes no mínimo uma citação, enquanto a ausência condena a zero.

Pesquisa não considera voto em legenda, que pode se tornar importante quando o partido tem forte candidato majoritário, que seja a Presidente da República, Governador ou Senador.

Por ser geográfica, pesquisa também favorece os candidatos implantados em cidades, e tem mais dificuldades em captar os votos de categorias socioprofissionais ou o voto religioso.

A uma semana do pleito, mais da metade dos eleitores se declara indecisa quanto a seu voto na eleição proporcional.

Enfim, é também necessário (mas trabalhoso) levar em consideração as intenções de voto de todos os candidatos citados e relacionados na pesquisa, para efetuar o cálculo “real” de votos por coligação, o quociente eleitoral, o partidário, e as distribuições de vagas remanescentes na sobra.

Após todos estas precauções, e a título de exercício, eis os resultados que seriam registrados se a pesquisa Exata OP publicada por Sandro Gianelli (http://sandrogianelli.com.br/pesquisa-no-df-para-governador-senador-deputado-federal-e-distrital-2/) fosse o resultado da eleição no próximo dia 05 de outubro:

Seriam eleitos Deputados Federais: Fraga (DEM), Izalci (PSDB), Alírio (PEN), Érika Kokay (PT), Vitor Paulo (PRB) + eleitos por média: Eliana Pedrosa (PPS), Rôney Némer (PMDB), Laerte Bessa (PR).

Seriam eleitos Deputados Distritais: Liliane Roriz (PRTB), Dr Michel (PP), Chico Vigilante (PT), Wasny (PT), Chico Leite (PT), Julio Cesar (PRB), Robério Negreiros (PMDB), Cristiano Araujo (PTB), Paulo Roriz (PP), Agaciel Maia (PTC), Rafael Prudente (PMDB), Bispo Renato (PR), Telma Rufino (PPL), Lira (PHS), Sandra Faraj (SD) + eleitos por média Juarezão (PRTB), Ricardo Vale (PT), Claudio Abrantes (PT), Dr Charles (PR), Risomar Carvalho (PT), Jaqueline Silva (PPL), Toninho Pop (PRTB), Guarda Jânio (PRTB) e Pepa (PHS).

Anúncios
  1. raimunda cavalcante
    29 de setembro de 2014 às 17:23

    pesquisa furada e essa nem o partido certo dos candidatos esta correto kkkkkkkkkkkkk

    • 29 de setembro de 2014 às 19:00

      Se puder indicar o(s) candidato(s) e partido(s) errados, agradecemos, Raimunda, como agradecemos pelo comentário.

  2. Aurelio
    30 de setembro de 2014 às 00:46

    ótimo trabalho você esta de parabéns mais como no exataop mostra que mais de 50% dos eleitores estão indecisos para deputado distrital tenho certeza que na ultima hora eles iram mudar o voto e escolher algum deputado votando em alguém isso pode mudar muita coisa nesse seu trabalho que se não tivesse esse numero excessivo de indeciso com certeza estaria como o ibope com 95% correto

    • 30 de setembro de 2014 às 02:02

      Obrigado pelo comentário Aurélio, e você tem toda razão. Este grande número de indecisos é constante nas eleições proporcionais, mesmo a poucos dias do pleito. E não há dúvida que se estes portarem suas preferências para outros candidatos que os mais citados, a relação dos possíveis eleitos seria modificada. Na realidade, as projeções foram feitas nem tanto para tentar adivinhar o resultado de domingo, mas sim para mostrar que a simples leitura dos 24 mais citados, por exemplo, no caso dos Distritais, não reflete o resultado real. O peso das coligações é importantíssimo nas eleições proporcionais, e certamente mais uma vez veremos candidatos com mais de 15 mil votos ficando na suplência, enquanto outros abaixo de 8 mil aceder a uma cadeira na futura CLDF.

      • leandro gonçalves pereira
        30 de setembro de 2014 às 18:58

        Pesquisa não quer dizer nada.. primeiro que o vai definir são as coligações e tem muito candidato nessa pesquisa que vai ficar de fora.. no máximo um partido só fara 2 deputados..

  3. 30 de setembro de 2014 às 20:57

    Obrigado por seu comentário Leandro, e você está certíssimo. As pesquisas, por mais bem intencionadas e realizadas que sejam, têm muitas dificuldades com as candidaturas proporcionais. E mesmo os “pequenos” candidatos são importantíssimos para a soma dos votos, ajudando (ou não) a atingir o quociente eleitoral. Na hora de determinar o número de eleitos e as médias servindo a complementar as vagas, todo voto é válido, incluindo os candidatos que obtiveram algumas dezenas de votos. Convidamos todos a conhecer melhor as coligações para Distrital na Eleição 2014 no DF neste post > https://politicadfemnumeros.wordpress.com/2014/09/15/distrital-o-peso-das-coligacoes/

  4. 1 de outubro de 2014 às 13:10

    Na pesquisa Exata OP o candidato Padre Katê foi citado para Deputado Federal e para Distrital, impossível isso né.

    • 1 de outubro de 2014 às 14:12

      A pesquisa é espontânea, ou seja pergunta-se ao eleitor para quem ele votaria para Deputado Federal, e depois Distrital. É possível o eleitor se confundir, e citar nome de candidato a cargo diferente. Por sinal, este erro, se repetido, pode indicar um necessário reforço de comunicação sobre o cargo pleiteado pelo candidato.

  5. 1 de outubro de 2014 às 13:15

    Na minha opinião a coligação para Federal do PSB/PDT/SDD/PSD vai fazer pelo menos 1 federal. Eles tem candidatos expressivos e carregam o apoio do Reguffe.

  6. janio ferreira silva
    2 de outubro de 2014 às 02:38

    agora e federal ,,1515 pmdb

  1. 28 de setembro de 2014 às 19:34
  2. 28 de setembro de 2014 às 21:08
  3. 29 de setembro de 2014 às 00:49

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: