Início > 2010, Bahia, Coligações, Hipóteses > Bahia 2010 sem coligações

Bahia 2010 sem coligações

Enquanto estão em curso a discussão e votação do relatório da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Almeida Lima (PPS-SE) e tendo como relator o deputado Henrique Fontana (PT-RS), o plenário so Senado Federal aguardada para votação a PEC, já aprovada na CCJ da casa alta, que suprime as coligações partidárias nas eleições proporcionais. Grandes partidos como PT, PMDB e PSDB já se declararam a favor da medida, que poderá ter importantes consequências práticas na designação dos eleitos por estado.

Nos estados já estudados neste blog, as modificações que teriam ocorridas na representação se a medida tivesse sido implantada já em 2010 foram importantes. Verificou-se também que o tamanho do eleitorado é inversamente proporcional a estas hipotéticas mudanças. O caso do Estado da Bahia comprove a tendência.

Bancada Federal: PT amplia, PMDB recupera.

A reeleição em primeiro turno do Governador Jaques Wagner, com 63,83 % dos votos, repercutiu nas eleições proporcionais. O PT obteve a maior representação Federal, com 10 deputados, que teria sido ainda ampliada sem coligações, passando a 12. Nota-se que o legenda obteve, com 228.311 votos, a segunda maior votação do estado, depois de ACM Neto. O PDT e o PCdoB, então integrantes da coligação, perderiam um de seus representantes.

O PMDB se prejudicou em integrar uma coligação de cinco partidos. A terceira maior votação do Estado de Lúcio Vieira Lima e os mais de 30 mil votos da legenda serviram, na prática, a eleger os dois representantes do PSC e o do PTB. Sem aliança, o PMDB recupera duas destas vagas > BA 2010 Federal com-sem

Teriam sido eleitos: Emiliano e Sérgio Barrados Carneiro (PT), Luiz de Deus (DEM), Colbert Martins e Marcelo Guimarães (PMDB). Não teriam ido para Brasília: Marcos Medrado (PDT), José Rocha (PR), Alice Portugal (PCdoB), 17a mais votada com 101.588 votos, Erivelton Santana (PSC) e Jânio Natal (PRP)

Na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, o último relatório de Henrique Fontana (PT-RS), para amenizar o efeito da simples supressão das coligações, propõe também a supressão da barreira constituída pela necessidade, por um partido, de atingir ao menos o Quociente Eleitoral (na Bahia 2010 para Federal: 171.384 votos). Nestas condições, e isto também teria influenciado o resultado mesmo com as coligações, dois partidos, que não elegeram representantes, teriam festejado a vitória: PSB e PV, que teriam obtido suas vagas em detrimento do PT e do DEM. Como a proposta também institui a lista pré-ordenada, a posição na lista será de suma importância para designar nominalmente os eleitos, mesmo com a “flexibilização” promovida na última versão do relatório.

Assembléia Legislativa : Pouquíssimas mudanças, os 16 partidos ficam.

Sem coligações em 2010, a Assembléia Legislativa do Estado da Bahia teria uma composição muito parecida com a atual. O PT continuaria com sua bancada de 14 deputados (a legenda PT obteve a maior votação na urna para deputado estadual), a maior, seguida da do PMDB, com 7 integrantes. Os 16 partidos que elegeram pelo menos um integrante continuariam representados > BA 2010 Estadual com-sem

Teriam assento na AL Marizete Pereira (PMDB), Chico Franco (PDT), Wenceslau (PCdoB), Capitão Tadeu (PSB) e Marquinho (PV) – 17.229 votos. Não estariam eleitos Vando (PSC), Coronel Gilberto Santana (PTN), Pastor José de Arimatéia (PRB), Nelson Leal (PSL) – 58.817 votos e Maria Luiza Laudano (PTdoB).

A última proposta de Deputado Federal Henrique Fontana (PT-RS), relator da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados, de cálculo das sobras sem limitar-se aos partidos tendo eleito pelo menos um deputado não teria trazido nenhuma mudança, PTB e PTC, com menos de 65.000 votos cada, tiveram uma média baixo demais até para “disputar” as sobras.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: