Início > 2010, Distrital, Distritão, Hipóteses > A CLDF com Voto Distrital

A CLDF com Voto Distrital

A Comissão Especial de Reforma Política do Senado Federal aprovou, na terça-feira 29 de março de 2011, numa votação apertada (9 a favor, 7 contra, 4 abstenções) a instituição do voto em lista partidária fechada.

Foi então, por enquanto (ainda haverá os dois plenários das casas legislativas), descartada a proposta do voto distrital.

Nada impede, no entanto, como fizemos semana passada com o fim das coligações (https://politicadfemnumeros.wordpress.com/2011/03/23/a-cldf-sem-coligacoes/) de projetar o que teria sido a composição da CLDF 2011 se o voto distrital tivesse sido implementado.

É claro que se trata de um exercício fantasioso, os candidatos deveriam ter escolhido um distrito, e votações não seriam repetidas. Da mesma forma, o engajamento dos candidatos numa fração só do DF teria provavelmente modificado o resultado da votação nesta fração.

O exercício serve no entanto para homenagear os candidatos “regionais”, que obtiveram votações expressivos em locais determinados, mas sem penetração em todo o DF.

Para esta simulação, foram usados os parâmetros seguintes: Votação nominal em cada um das 21 zonas, escolha do maior percentual no caso de resultado repetido (Por exemplo, Chico Leite, mais votado nas 1a., 11a. e 14a ZEs, foi considerado “eleito” pela 1a., onde obtem seu maior percentual – 5,98, deixando a “disputa” na 11a. e na 14a.).

Para obter os 24 distritais, levando em conta que somente temos 21 ZEs, foram divididas as 3 maiores ZEs em número de eleitores (9a. Guará, 114.386; 4a. Gama/Sta Maria, 113.363 e 6a. Planaltina, 109.720). No caso do Guará e de Planaltina, sem indicação geográfica, escolhemos “eleger” os dois primeiros. Na 4a., calculamos em separado as votações na região do Gama (+ DVO + Res. Santos Dumont), “elegendo” Patrício, e de Santa Maria, onde Paulo Roriz foi o mais votado. O total da ZE indica Jaqueline (PTdoB) com a segunda mais votada, mas tanto os eleitores dela como também de Nery do Brasil (PDT) são quase que exclusivamente residentes de Santa Maria. Santa Maria conta 68.702 eleitores, contre somente 44.661 ao setor do Gama incluído na 4a. A totalização separada foi realizada, e Patrício “se elegeria” diante de Pedro do Ovo. De qualquer forma, o resultado não mudaria, tendo em vista que na 17a., o resultado é o mesmo (Patrício, Pedro do Ovo). 

Há uma tabela por ZEs em anexo.   

Teriam sido eleitos:

PT: 6 deputados : Chico Leite, Arlete, Patrício, Rejane Pitanga, Prof. Garibel, Dirsomar.

DEM: 3 deputados: Eliana Pedrosa, Raad, Paulo Roriz.

PPS: 3 deputados: Cláudio Abrantes, Alírio, Luzia de Paula.

PMDB: 2 deputados: Rôney Nemer, João Hermeto.

PRP: 2 deputados: Telma Rufino, Pedro do Ovo.

PMN: 1 deputado: Juarezão.

PSL: 1 deputado: Lunardi.

PSB: 1 deputado: Guarda Jânio.

PSC: 1 deputado: Rony Andrade.

PHS: 1 deputado: Lira.

PCdoB: 1 deputado: João Dias.

PR: 1 deputado: Aylton Gomes.

PSDB: 1 deputado: Washington Mesquita.

(os nomes em negrito são de candidatos não eleitos em 2010 com o DF inteiro)

NÃO teriam sido eleitos :

Evandro Garla (PRB), Agaciel Maia (PTC), Joe Valle (PSB), Benedito Domingos (PP), Celina Leão (PMN), Liliane Roriz (PRTB), Chico Vigilante (PT), Wasny (PT), Benício (PMDB), Prof. Israel (PDT), Cristiano (PTB), Dr Michel (PSL), Wellington (PSC), Olair Francisco (PTdoB).

Anexo: Distritão

PS: A votação de Benício Tavares ainda não foi discriminada por ZEs, podendo eventualmente modificar o resultado numa ZE).

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: